20/07/2014

[# Resenha 23] A Luneta Mágica

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/livro-a-luneta-magica-serie-bom-livro-9296-MLB20013520701_112013-O.jpgAutor: Joaquim Manuel de Macedo
Editora: Ática
ISBN: 85 08 03600 0
Avaliação: ♥♥♥
Sinopse: Simplício é o protagonista deste romance e ele é um sujeito míope que sempre acreditou em tudo que falavam para ele. Um dia encontra um mago que promete faze-lo enxergar, mas com isso faria com que Simplício enxergasse também o lado mal de todos. Querendo muito enxergar Simplício aceita a luneta que o mago fez e logo começa a descobrir que nem seus familiares são pessoas totalmente corretas...





Sempre digo que os livros da nossa literatura são os melhores do mundo. Parecem chatos e com historias nada a vê, mas são na verdade muito bem escritos e cheio de metáforas e reflexões sobre a vida social e política do nosso país em outras épocas. Um perfil da nossa pátria!
Em A Luneta Mágica o autor Joaquim Manuel de Macedo nos apresenta um personagem que sofre de problemas de visão, um protagonista que sofre por ter dificuldades de ver o mundo como ele é, ver as pessoas como elas são, tendo que viver acreditando sempre naquilo que os outros lhe dizem de como são as coisas e a vida. Um dia, esse pobre protagonista encontra a solução para seus problemas: uma luneta  que lhe concede a possibilidade de ver o mundo finalmente.
Porém, nem tudo são flores! A luneta é mágica, e lhe permite ver apenas o lado bom do mundo, apenas o lado bom das pessoas e de suas intenções. Não há maldade vista. O protagonista vive imerso em uma realidade ontem não existe maldade nas pessoas e em seus atos. Claro, não é possível que exista uma realidade sem maldade nenhuma.
Muitas vezes enganado pelas pessoas, o protagonista passa a viver duros dias, até que adquire uma nova luneta mágica. Essa, porém, lhe mostra apenas o lado ruim das pessoas, a "verdade" da verdade de como são as pessoas e suas verdadeiras intenções.
O protagonista narra tudo de forma divertida e simplista, com ótimas metáforas e reflexões a respeito do sistema político da época e dos costumes culturais da sociedade brasileira daqueles tempos.

Com certeza uma leitura obrigatória para todos, principalmente dos currículos de leitura das escolas. E também, um aperitivo e tanto para aqueles que gostam de romances com inclinações políticas.

Para aqueles que sempre reclamam que os livros de literatura brasileira são chatos de se ler devido a linguagem difícil: já existe milhares de series de livros que possuem todas as obras em uma linguagem mais simples e atualizada, para estudantes. Uma dica é a Série Bom Livro da própria editora Ática, que possui grandes títulos da literatura mais com uma leitura mais leve e simples. 

E essa é a dica de hoje! E vocês? Quais livros da literatura brasileira também recomendam? Comentem!

Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criticas e sugestões são sempre bem-vindas ;)
Se gostou de algo, comente, e compartilhe. ;))

 
Tecnologia Blogger e templante desenvolvido por Juliana Sousa. Proibida cópia ou reprodução. Confira os créditos.