15/01/2013

#Resenha 07 - O Vendedor de Sonhos – O Chamado


Primeiro volume da serie O Vendedor de Sonhos
Autor: Augusto Cury
Gênero: Literatura Brasileira
Editor Planeta [site]
Lançamento: 2008
Minha avaliação pessoal:  ♥♥♥
--- S i n o p s e
Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito. [sinopse por Skoob]
[Continue lendo e veja a resenha sobre o livro]


 --- J u h h     S o u s a
Há alguns anos eu tenho vontade de ler esse livro, mas apenas porque o título havia me chamado a atenção. Hoje, quero ler a continuação porque me apaixonei pela serie.
Alias, esse foi um dos livros que devorei com um imenso prazer, e senti o vazio e a satisfação ao terminar. Vazio porque o livro tinha acabado, satisfação porque a historia me fez refletir mais sobre a sociedade ao meu redor, me fez repensar a minha filosofia. E livros assim, não tem preço. São os melhores, porque nos fazem pensar ideias que crescem conosco e nos fazem amadurecer filosofias que vemos estampadas por ai.
O que mais me chamou a atenção foi o narrador da historia: um professor de sociologia em crise com a vida. Um professor que deveria formar pensadores e lutar pelo preconceito, mas ele era repleto de preconceitos e criador de alunos que não pensavam, que continuavam seguindo o esquema do professor ditador e aluno maquina. Mas tudo começa a mudar quando esse professor acabado tenta se suicidar e é salvo por um homem “sem” nome na historia. “Sem” passado até os últimos capítulos. Um homem que se intitulava “Vendedor de sonhos”, e convida pessoas “inesperadas” para vender sonhos. Ai você deve pensar: o professor se tornou um cara melhor, sem preconceitos e feliz! Não exatamente. Do começo até o fim desse livro, o professor é alguém repleto de preconceitos, alguém infeliz, alguém que tenta lutar contra seus pontos negativos e então se tornar como o seu “mestre”, um vendedor de sonhos em uma experiência sociológica “incomum” que busca lutar por uma sociedade melhor através da mudança das pessoas. Mas o professor vê que é muito mais difícil se livrar dos seus preconceitos, viver essa experiência sociológica que coloca constantemente suas filosofias contra a parede, se tornar alguém que não tem vergonha de dormir na rua em nome dos sonhos que quer vender. Outro ponto que me chamou a atenção foi o vendedor de sonhos, com seu carisma, seu passado misterioso, suas surpresas.

Gostaram da dica? Já leram esse livro? Dividam suas opiniões com comigo na área de comentarios.
Se gostaram dessa e/ou de qualquer outra postagem do blog, você podem agora compartilha-las com outras pessoas, através da barrinha cinza ao final de todos os posts. E se gostam do Maio97 e querem se manter atualizados (além é claro, de dar uma levantada na autoestima do blog) basta seguir o blog. ;)
Beijos e até o próximo post. 

4 comentários:

  1. Amei a resenha, já conhecia o livro mais até então não tinha me atraído, e agora lendo sua resenha vou ler sim!
    Seu blog é lindo! ♥
    Listras da Zebra

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado do Maio97, e ainda mais feliz que minha resenha tenha lhe inspirado a ler 'O Vendedor de Sonhos'. ;)

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro, e achei realmente maravilhoso! A leitura é gostaoa, e é um livro que te ensina algo, faz como vc mesma disse, refletir sobre a sociedade. Muito boa a resenha! Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Criticas e sugestões são sempre bem-vindas ;)
Se gostou de algo, comente, e compartilhe. ;))

 
Tecnologia Blogger e templante desenvolvido por Juliana Sousa. Proibida cópia ou reprodução. Confira os créditos.